20
nov
Pauta foi abordada em roda de conversa realizado nesta quarta-feira (19), na Casa da Cidade, em Belém.
Organizações sociais discutiram, nesta quarta-feira (19), sobre a transformação de toda a produção de alimentos fornecida à população. O debate aconteceu durante a roda de conversa “Sistemas agroalimentares do futuro”, realizada na Casa da Cidade, em Belém.
Os sistemas agroalimentares correspondem a toda a cadeia produtiva dos alimentos, incluindo atividades, agentes, infraestruturas e recursos utilizados desde produção, passando por processamento, distribuição, consumo e desperdício de produtos alimentícios.
Durante o evento, o Instituto Mapinguari apontou para a necessidade de uma conexão local-global para a construção de processos sustentáveis.
“É importante para quem ocupa esses espaços, para garantir a participação, pensar esses mecanismos em outros espaços, fazer com que as políticas públicas passem a ser discutidas pelos movimentos de base. O ponto de partida é essa conexão global-local que a gente tem tentado construir; é ver o que está sendo discutido globalmente e perceber como que se encaixa no cenário local”, afirma a diretora executiva do Mapinguari, Anália Barreto.

O Instituto ressaltou também a importância da conscientização sobre a relação dos alimentos com o uso da terra, que afeta diretamente o dia a dia da população. Além disso, falou sobre pautar esse tema diante das Eleições 2026.
A roda de conversa também reuniu ativistas e lideranças do Instituto Clima e Sociedade, da Universidade de São Paulo (USP) e da iniciativa Comida do Amanhã. O evento faz parte de uma iniciativa especialmente montada para o período de 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática – COP30.