Conheça nossas linhas de Atuação

No coração da biodiversidade global, o Instituto se dedica a preservar a vitalidade e a integridade da Amazônia através de uma abordagem abrangente e integrada. Reconhecendo a singularidade deste bioma, as nossas linhas de atuação são desenhadas para atender às necessidades específicas da região e das suas comunidades.

Áreas Protegidas

A gestão de áreas protegidas envolve a conservação de ecossistemas significativos para a biodiversidade e a cultura. Isto inclui o estabelecimento de parques nacionais, reservas naturais e zonas de proteção ambiental, garantindo a preservação de habitats e espécies, além de oferecer oportunidades para pesquisa e turismo ecológico.

Sistemas Alimentares

Os sistemas alimentares sustentáveis visam a produção, distribuição e consumo de alimentos de maneira que seja ecologicamente viável, economicamente justa e socialmente inclusiva. Isso engloba agricultura orgânica, práticas de permacultura, e cadeias de suprimento que reduzem o desperdício e promovem a segurança alimentar.

Fortalecimento Comunitário

Esta área foca em empoderar comunidades locais para que possam participar ativamente na gestão de recursos naturais, desenvolvimento econômico e governança. Inclui a formação de lideranças, desenvolvimento de habilidades e criação de estruturas de apoio para a tomada de decisões sustentáveis e autônomas.

Bacias Hidrográficas

O manejo de bacias hidrográficas engloba a conservação e uso sustentável de corpos d’água doce. Inclui a proteção de ecossistemas aquáticos, gestão de recursos hídricos, combate à poluição.

Comunicação Comunitária

A comunicação comunitária enfatiza o uso de mídias e práticas comunicativas para fortalecer as vozes das comunidades, promover a cultura local e apoiar a educação e ação social. Abrange o desenvolvimento de rádios comunitárias, jornalismo cidadão e plataformas de mídia que fomentam a participação e o engajamento comunitário.

Educação Ambiental e Educomunicação

Esta área combina a educação ambiental com a comunicação para promover a conscientização e compreensão sobre questões ambientais. Envolve a criação de programas educativos, campanhas de sensibilização e a integração de práticas sustentáveis no currículo educacional.

Mudanças Climáticas

O tema de mudanças climáticas está presente em ações que promovam adaptação dos impactos das mudanças climáticas, ativismo, difusão do tema em nível nacional e internacional, buscando incidir em políticas de redução de carbono e contra a abertura de novas frentes de petróleo na Amazônia. 

Advocacy

Advocacy em sustentabilidade e meio ambiente é o ato de pleitear, defender e trabalhar por políticas e práticas que promovam a conservação e o uso responsável dos recursos naturais. Isso pode incluir lobby, campanhas públicas, litígios e colaboração com tomadores de decisão para formar uma governança ambiental eficaz.

Pular para o conteúdo