30
ago
O evento será gratuito e ressalta a preservação da Amazônia e o desenvolvimento sustentável dentro desse bioma
Pela primeira vez desde que a data foi instituída por lei, em 2007, o Dia da Amazônia, 5 de setembro, será celebrado com grande estilo em eventos culturais gratuitos por todo o Brasil. Em Macapá a celebração acontecerá neste domingo, 4 de setembro, em frente ao Mercado Central com o Festival Nossa Amazônia, juntando grandes nomes da música amapaense. O evento contará também com uma feira de produtos da sociobiodiversidade reunindo extrativistas, produtores e artesãos que se beneficiam com matérias-primas retiradas da floresta.
Motivados pela importância que a sociedade brasileira enxerga na floresta, diversos movimentos e organizações socioambientais decidiram sair às ruas para comemorar o Dia da Amazônia como um alerta para o Brasil e o mundo sobre o que está acontecendo na região. No Amapá, a iniciativa está sendo construída pelas organizações socioambientais Instituto Mapinguari e Associação Giramundo, com o apoio de outras dezenas de instituições pelo país.
“A sociedade brasileira precisa entender que quando nós falamos de uma Amazônia de Pé, estamos falando para além das florestas e rios em si. Estamos falando das diversidades de pessoas que habitam esses lugares e que dependem de uma economia que gira em torno dessa floresta em pé”, explica Hannah Balieiro diretora do Instituto Mapinguari.
A preservação da Amazônia é um dos temas centrais das eleições deste ano, e a mobilização nacional visa também reforçar a importância do desenvolvimento sustentável, ampliando o alcance das informações sobre o abandono do bioma. Por exemplo, segundo dados do Ruralômetro divulgados recentemente, 68% da Câmara dos Deputados votaram contra o meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais na última legislatura.
Os shows gratuitos vão homenagear o bioma Amazônico, que é centro das atenções mundiais tanto por seu papel vital na regulação do clima e na manutenção da vida de suas populações como pela escalada de ataques que têm comprometido sua integridade – de desmatamento e queimadas à violência crescente.
Programação
O festival será gratuito e faz parte das iniciativas nacionais Virada Cultural Amazônia de Pé e Festivais Dia da Amazônia 2022. Inicia nos dias 01 e 02 de setembro no arquipélago do Bailique com o Festival Tecnobarca, levando ações sociais e culturais às ilhas. E no dia 4 de setembro, às 16h, ocorre o evento principal em frente ao Mercado Central. Com atrações musicais que representam a pluralidade da cultura amapaense. Além das atrações, será promovido a Feira da Sociobiodiversidade com a presença de produtores, extrativistas e empreendedores locais.
Serviço: Festival Nossa Amazônia
Data: 04 de setembro em Macapá
Horário: das 16h às 00h
Local: em frente ao Mercado Central
Line up Palco Macapá:
Mc Deeh e Pretogonista
DJ Lobotomy
Tani + Antony
Maniva Venenosa
Jhimmy Feiches
Brenda Melo
Amadeu Cavalcante
Val Milhomem
Zé Miguel
Osmar Júnior
Enrico Di Miceli
Sabrina Zahara
Negro de Nós
Mauro Cotta
Marcelinho e Banda Shory
Zeca Mazagão
Thiaguinho Salazar
Grupo de Marabaixo Manoel Felipe
Grupo de Marabaixo Filhos do Curiaú
Assessoria de Comunicação: Thales Lima – +55 96 981450921 – [email protected]
Posts Relacionados
Mulheres pretas protagonizam o maior encontro sobre justiça climática e racismo ambiental em Macapá
A 3ª edição do Amazônia Terra Preta em Macapá representou um marco histórico para a comunidade preta e parda da capital. O evento, organizado pelo Instituto Mapinguari, reuniu majoritariamente mulheres pretas e proporcionou debates relevantes sobre justiça climática, racismo ambiental e temas emergentes, tudo sob a ótica afrocentrada. Essa iniciativa...
Mulheres na liderança por justiça climática: Amazônia Terra Preta reúne lideranças em Macapá
Nos dias 22 e 23 de março, o Amapá será palco do encontro Amazônia Terra Preta: Elas na Liderança por Justiça Climática. O evento, organizado pelo Instituto Mapinguari, reunirá lideranças mulheres, pretas, pardas e indígenas, para debater e fortalecer sua atuação na luta contra a crise climática na cidade de...
Instituto Mapinguari debate racismo ambiental e crise climática no Amapá
A programação do Amazônia Terra Preta faz parte do calendário de lutas da população negra amapaense.