Conheça um pouco Sobre nós

A Amazônia é um ecossistema essencial para a vida no planeta. Ela é responsável pela distribuição de chuvas em grande parte da América do Sul, além de possuir um papel central no combate aos efeitos das mudanças climáticas em todo o planeta. Nós, do Instituto Mapinguari, somos guardiões dessa maravilha natural, dedicados a promover sua preservação para as gerações futuras. Com ciência, educação e ação comunitária, trabalhamos para proteger a floresta, suas espécies e seus povos, abraçando a responsabilidade de manter o equilíbrio e a saúde deste território. Unidos em nossa missão, somos vozes da conservação, ecoando o chamado da natureza por cuidado e respeito.

Em pé da esquerda para direita Talita Tavares, Anália Barreto, Yuri Silva, Jane Moura, a baixo, Thamyres Oliveira, Raquel Oliveira, Dayanne Farias e Flávia Guedes.

SOBRE O NOSSO INSTITUTO

O Instituto Mapinguari (IMAPIN) é uma Organização Não Governamental da Amazônia que atua desde 2015 apoiando e executando ações de defesa, preservação e conservação do meio ambiente, bem como incentivando a promoção do desenvolvimento sustentável da Região. Desde sua fundação, o Instituto busca a consolidação e fortalecimento de Áreas Protegidas, especialmente do Estado do Amapá. Tal estratégia busca a valorização do capital ambiental, cultural e socioeconômico das áreas protegidas e seus habitantes. Reconhecendo o papel fundamental das comunidades tradicionais na proteção da biodiversidade e seus territórios, o Instituto tem buscado fortalecer cada vez mais as pessoas que estão na linha de frente da proteção ambiental e na luta pela justiça social e climática.

NOSSO PROPÓSITO

Lutar pela preservação da Amazônia, buscando o estabelecimento de relações justas e equitativas, respeitando a autonomia dos povos e seus conhecimentos tradicionais.

NOSSA MISSÃO

Promover o desenvolvimento socioambiental através de estratégias de proteção, pesquisa e educação ambiental.

VISÃO

Ser reconhecido nacionalmente como uma instituição sólida, inovadora e transparente em sua atuação pelo desenvolvimento socioambiental na Amazônia.

Nossa Equipe

Anália Barreto

DIRETORA EXECUTIVA

Jornalista, e ativista socioambiental. Conduz a visão estratégica, a comunicação e os processos de incidência política da organização, articulando o Instituto às discussões climáticas do local ao global.

Yuri Silva

DIRETOR TÉCNICO

Biólogo, Mestre em Biodiversidade Tropical, ativista socioambiental. É responsável pelas estratégias técnicas do Instituto, assegurando que as ações tenham qualidade metodológica e aplicabilidade. 

Talita Tavares

DIRETORA ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Bióloga,ativista socioambiental, lidera a gestão administrativa,organizando recursos e processos internos para apoiar as equipes e assegurar a transparência e o bom funcionamento das ações do Instituto.

Flávia Guedes

ANALISTA DE PROJETOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Cientista Natural e mestranda em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável. Atua na frente de Bacias Hidrográficas e Oceano, com foco na defesa dos territórios costeiros, sustentabilidade pesqueira e fortalecimento comunitário.

Jane Moura

ANALISTA DE PROJETOS DE SISTEMAS ALIMENTARES

Cientista Natural e ativista socioambiental, conduz iniciativas que fortalecem os sistemas alimentares amazônicos, articulando pessoas, saberes e estratégias para transformar ideias em ações vivas nos territórios.

Dayanne Farias

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO

Formada em Design Gráfico, atua na direção de arte e criação visual do Instituto. Desenvolve identidades, campanhas e materiais gráficos que traduzem os valores e as ações da organização em eventos e redes sociais.

Raquel Oliveira

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO

Graduanda de Jornalismo, é responsável por auxiliar e apoiar processos comunicacionais, pela gestão das redes sociais, e produção de conteúdo.

Thamyres Oliveira

ANALISTA ADMINISTRATIVO FINANCEIRA

Bacharela em Administração, atua com o planejamento organizacional, gestão documental e acompanhamento técnico-financeiro dos projetos do Instituto, contribuindo na otimização de processos e na melhoria da gestão institucional.

Pular para o conteúdo