Compartilhar esta notícia

Quilombos Urbanos

O projeto Quilombos Urbanos, apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), busca a valorização do capital ambiental, cultural e socioeconômico das Áreas Protegidas e seus habitantes. Com o objetivo de conhecer as cadeias socioprodutivas e políticas públicas em comunidades quilombolas do Amapá, o projeto busca fortalecer a produção familiar quilombola, o vínculo comunitário e a luta por direitos das populações tradicionais. 

O Mapinguari é uma entidade ancestral que habita as Florestas Amazônicas há milhares de anos, mas poucas pessoas o conhecem. Os caboclos da Amazônia dizem que é um ser gigante, cerca de 3 ou 4 metros, totalmente coberto de pelos. Alguns dizem que ele usa uma vestimenta de couro de jacaré ou casco de tartaruga. O ente possui somente um olho na testa e uma grande boca na barriga. As poucas pessoas que chegaram perto do Mapinguari (e sobreviveram!) dizem que ele possui um fedor insuportável de carne podre.​​

O Mapinguari vive nos ambientes mais preservados da floresta e evita o contato com os humanos. Não se sabe ao certo quais as origens deste ser da mitologia amazônica, ele pode ser uma transformação de índios mais velhos ou até mesmo um sobrevivente das preguiças gigantes que habitaram a Amazônia há muito tempo atrás. O fato é que ele está presente no imaginário dos povos da floresta e representa importante aspecto da nossa cultura.